Cuidado: última tendência dos influenciadores: promoção de apostas esportivas e produtos de risco

Instagram e TikTok se tornaram ferramentas de comunicação poderosas que estão sendo usadas para promover produtos de alto risco . Estamos falando de apostas esportivas, arbitragem de criptomoedas e sistemas de pirâmide que prometem retornos garantidos. Dezenas de influenciadores estão anunciando esses tipos de serviços sem qualquer tipo de controle.

As redes sociais estão cheias de anúncios relacionados a produtos financeiros e de jogos de azar de alto risco e o pior de tudo é que são os próprios influenciadores que estão ampliando esses serviços. Perfis de jovens milionários que prometem ganhar grandes somas de dinheiro seguindo um " previsor " de apostas ou diretamente instagramers que mostram uma vida de luxo garantindo que tudo isso é possível graças à negociação na bolsa de valores ou criptomoedas. O objetivo? Faça com que milhares de seguidores depositem dinheiro em uma corretora, casa de apostas ou carteira de criptomoeda para receber uma comissão por cada registro.

Objetivo: comissão de inscrição

Dezenas de influenciadores com centenas de milhares de seguidores encontraram uma fonte poderosa de corretores de promoção de renda e outros serviços de risco em troca de uma comissão pesada. O modus operandi é simples, o influenciador promove um desafio em que garante que é possível dobrar ou triplicar uma quantia de dinheiro sem risco e ainda promete o reembolso total da taxa depositada se o desafio der errado. Onde está o negócio? Basicamente o usuário deposita uma quantia em dinheiro e por um mês o mantém bloqueado para que o influenciador possa cobrar a comissão. Após esse mês, o usuário pode recuperar seu dinheiro e se tiver perdido algo, o influenciador o devolve a eles usando parte da comissão.

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Um famoso perfil que prefere o anonimato reconhece que “o que ele faz é antiético, mas em nenhum caso é ilegal porque todos são responsáveis ​​por seus atos ”. Ele reconhece que pode receber entre 200 e 300 euros por cada utilizador que depositar dinheiro numa corretora e que no último mês conseguiu mais de cem inscrições apenas com a publicação de histórias. Não é difícil encontrar perfis que se dediquem ao mundo do humor, memes , etc. e que tenham um público muito adolescente a lançar este tipo de mensagens para atrair clientes.

Mesmo alguns Youtubers com milhões de seguidores aderiram à tendência de produtos financeiros de risco e não hesitam em falar sobre como ganham dinheiro com várias estratégias. «C havales tenho que te ensinar uma coisa, porque é uma loucura do caralho, estou negociando há uma semana aplicando uma estratégia de ouro que os meninos de ... me ensinaram. »« Juntamos os dois melhores tipsters de toda a Espanha ... lugares limitados ». O usuário acaba entrando em um link para depositar dinheiro ou em um canal do Telegram onde já existem milhares de usuários falando sobre os benefícios de certas estratégias para ganhar dinheiro.

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O problema de toda essa publicidade é que ela não está sendo controlada pelas redes sociais e é cada vez mais comum ver milhares de adolescentes que tentam imitar seus ídolos e acabam perdendo dinheiro ou viciados em serviços de reputação duvidosa.

Há quase um ano, Alberto Garzón, ministro do Consumo, garantiu que tomaria medidas para impedir a publicidade em casas de apostas esportivas. Para isso, anunciou que proibirá a publicidade de casas de apostas em determinados horários no rádio e na televisão. A realidade é que no momento pouco mudou e não é estranho ver como o jogo invade os meios de comunicação de massa.

A Ilha das Tentações transforma seus protagonistas em embaixadores do jogo

Praticamente todos os concorrentes da segunda edição do reality show da Mediaset sucumbiram ao dinheiro das apostas esportivas. Depois de passar pela ilha, os meninos começaram a contar no Instagram como estão se saindo com um analista que tem mais de 40.000 usuários em um canal do Telegram e não hesitam em mostrar screenshots com as apostas vencedoras.

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O problema fundamental é que essas novas celebridades visam principalmente um público jovem que é mais fácil de influenciar e que é mais suscetível a testes com esse tipo de serviço casual. É claro que o Instagram deve tomar medidas para evitar esse tipo de publicidade que não é regulamentada e que pode se tornar um problema real.

Lembre-se do velho ditado espanhol, "ninguém dá duro às pesetas" e justamente todos aqueles que dizem que vão te ajudar a ganhar muito dinheiro tudo o que querem é comissionar e receber quantias significativas de seus anunciantes. Você, como seguidor, não se preocupa com você, nesse caso eles não o impactariam com este tipo de produto.