Todos os anos, várias empresas coletam quais são as senhas mais usadas pelos usuários. A maioria dessas senhas é obtida por meio de vazamentos e hackeados de bancos de dados, pois nos serviços que utilizamos todos os dias as senhas são criptografadas e nem mesmo quem as possui pode descriptografá-las se a proteção que utilizam for boa. Portanto, vamos ver quais foram os mais usados neste ano.
Foi o NordPass quem revelou não apenas a lista das 200 senhas mais usadas , mas também as vezes que foram hackeadas e o tempo que leva para hackea-las. Eles também compararam as piores senhas do ano passado com este ano, e algumas novas surgiram.
123456 repete-se como a pior senha mais usada
No top 1 encontramos como sempre 123456 , a senha mais comum na Internet e que mostra que muitos usuários não aprendem com seus erros. Ele é seguido por 12345678, que, independentemente do tamanho, também é muito fácil de adivinhar. Em terceiro lugar, temos uma nova entrada, imagem1, que está ainda acima de senha em quarto lugar.
A seguir também temos outras derivações de números como 123456789, 111111, 123123, 12345 e 1234567890. Em nono lugar temos uma nova, «senha», que é uma senha em português. Entre as 10 primeiras senhas, 8 delas demoram menos de um segundo para serem crackeadas, demoram mais 10 segundos (senha) e uma delas 3 horas (foto1).
Do 11º lugar encontramos outros como 123456789, qwerty, abc123, Million2, 000000, 1234, iloveyou, aaron431, password1, qqww1122 e 123. Todas são opções horríveis e que você sempre deve evitar.
NordPass também os agrupou por categorias como números, nomes, esportes, comida, palavras aleatórias, etc. Assim, uma pessoa que simplesmente agrupa essas 200 piores senhas em um dicionário pode adivinhar milhões de senhas para acessar milhões de contas em uma infinidade de plataformas.
Dicas para ter senhas fortes
Por este motivo, é aconselhável não só usar a verificação em duas etapas sempre que possível, mas evitar o uso de palavras facilmente localizáveis em dicionários da língua, combinações de números, conjunções de letras próximas umas das outras no teclado, números e letras que se repetem etc. Também não deve usar informações confidenciais, como data de nascimento, número de telefone ou nome.
O importante é nunca reutilizar a mesma senha em outros serviços, pois, se hackearem a senha de uma conta em um, tentarão acessar esses dados da mesma conta em outro portal. Crie senhas exclusivas com mais de 12 caracteres e, se você puder colocar mais, melhor. Misture letras, números e símbolos e, se possível, também maiúsculas e minúsculas. Com isso, evitaremos ao máximo que alguém possa quebrar nossa senha por força bruta.
É melhor aproveitar todas as funções do gerenciador de senhas . O próprio Google incorpora o seu próprio em nossa conta, permitindo-nos acessar automaticamente em aplicativos móveis e no Chrome. Além disso, também sugere senhas complexas geradas de forma aleatória para acessar serviços, sendo ideal para nem mesmo ter que pensar em uma senha complexa . O que é importante manter sempre seguro é o nosso e-mail, já que os demais dependem disso.