
A Tesla, empresa de automóveis de Elon Musk, vale agora mais do que os sete outros fabricantes de automóveis lÃderes juntos.
Sim, isso é mais do que a Ford, mais do que Toyota, mais do que qualquer outro fabricante de veÃculos. Coisas bastante impressionantes, dado o tamanho relativo de suas operações.
Embora muitas pessoas tenham sofrido bastante durante a pandemia do coronavÃrus , esse foi um ano maravilhoso para as pessoas mais ricas do mundo.
Junto com as do CEO da Amazon, Jeff Bezos, e do Facebook, Mark Zuckerberg, Musk viu sua sorte aumentar durante os tempos mais difÃceis para grande parte do mundo.
Sem ir muito longe se isso é uma coisa boa ou não - isso é um debate para outro dia - a ascensão da Tesla a viu crescer para uma capitalização de mercado atual de $ 645 bilhões (£ 476 bilhões).
É muito dinheiro.

Nesta segunda-feira, 21 de dezembro, a empresa passou a integrar o prestigioso Ãndice de ações S&P, um dos clubes mais exclusivos de Wall Street, como o sexto maior membro.
Isso porque as ações subiram para um recorde de $ 645 no dia de negociação anterior, sexta-feira, 18.
As ações subiram tão vasta e rapidamente por causa da possÃvel movimentação para o Ãndice S&P e - de acordo com o The Guardian - isso se reduziu aos fundos que compram automaticamente cerca de US $ 90 bilhões em ações antes do tempo.
A Tesla se tornou a montadora de automóveis mais valiosa do mundo há cerca de seis meses, ultrapassando a rival japonesa Toyota.
Naquela época, em junho, as ações da empresa de carros elétricos estavam avaliadas em mais de US $ 1.100 cada, o que elevou o valor total da empresa para US $ 209 bilhões, à frente dos US $ 205 bilhões da Toyota.
Agora vale mais do que Daimler, Honda, BMW, Volkswagen e - bem - todos.
Na verdade, é maior do que os sete primeiros combinados.
No entanto, alguns especialistas acreditam que é tudo porque as ações estão sobrevalorizadas, e Vitali Kalesnik, chefe de pesquisa da Research Affiliates, acredita que todo o castelo de cartas pode desabar em algum momento.

Em conversa com a CNBC , ele disse que embora a Tesla seja uma 'grande empresa', o estoque tem 'sinais muito fortes de estar superfaturada' quando as vendas, números de produção e outros aspectos são levados em consideração.
Ele acrescentou: "Quando examinamos os tipos de premissas de que precisamos para justificar essas avaliações, seriam necessárias premissas muito, muito agressivas.
"A avaliação atual da Tesla está no território da bolha."
O analista do JP Morgan, Ryan Brinkman, também concorda com esses sentimentos.
Ele disse: "As ações da Tesla estão, em nossa visão e por praticamente todas as métricas convencionais, não apenas supervalorizadas, mas dramaticamente."
A Tesla, na verdade, ainda não gerou lucro financeiro por um ano, mas obviamente os mercados confiam neles, e Musk deve estar rindo até o banco.