Xbox Series X e PS5 pode apresentar problemas se vocĂȘ usar a porta HDMI 2.1

O Xbox Series X / S e PS5 serĂŁo os primeiros consoles a apresentar uma porta HDMI 2.1 . Esta porta Ă© imprescindĂ­vel em um console de nova geração, jĂĄ que permitirĂĄ jogar em 4K a 120 Hz, alĂ©m de utilizar tecnologias como Adaptive Sync para eliminar tearing e que a tela possa sincronizar o hertz com que trabalha com o FPS que estĂĄ gerando. o jogo em tempo real sem introduzir atrasos. No entanto, a nova porta pode causar problemas de compatibilidade em novos consoles e tambĂ©m em placas grĂĄficas.

A falha foi revelada pela mĂ­dia alemĂŁ Heise Online, e afeta todos os amplificadores da Denon, Marantz e Yamaha que possuem chipsets HDMI 2.1 fabricados pela Panasonic, e que aparentemente estĂŁo todos atualmente no mercado. Esses chipsets podem impedir que o sinal do console chegue ao amplificador corretamente e o envie de volta para a Smart TV. Heise o testou com um Xbox Series X e um NVIDIA RTX 3080 , apresentando o problema em ambas as situaçÔes ao tentar enviar um sinal com HDMI 2.1 para uma Smart TV Samsung com esta porta atravĂ©s do amplificador.

A tela estĂĄ preta: problema com amplificadores e HDMI 2.1

Assim, se o seu amplificador tiver um dos chipsets com defeito, a tela da televisĂŁo ficarĂĄ completamente preta sem que nenhum sinal a alcance. Fabricantes como a Yamaha estĂŁo analisando o problema e afirmam que atualizarĂŁo seus clientes nas prĂłximas semanas ou meses com uma solução.

ConexĂŁo HDMI do Chromecast com Google TV

A Ășnica solução atualmente aplicĂĄvel Ă© gerenciar uma devolução de garantia, embora entre os modelos afetados haja mesmo aqueles que estĂŁo em fase de desenvolvimento, portanto, nĂŁo hĂĄ nenhum que tenha corrigido a falha no momento e certamente venderĂŁo um que tenha o mesmo problema.

Falha de implementação de HDMI 2.1 pela Panasonic

Os chips para substituĂ­-los nĂŁo chegarĂŁo ao mercado atĂ© pelo menos meados do ano que vem. A falha parece estar na maneira como a Panasonic implementou o recurso 'Fixed Rate Link' (FRL) lançado com HDMI 2.1 e nĂŁo pode ser corrigido por uma atualização de firmware.

Se vocĂȘ nĂŁo quiser mudar nada, uma possĂ­vel solução Ă© mudar a maneira como vocĂȘ conecta o console ou a placa de vĂ­deo ao amplificador. Fabricantes como Onkyo, Pioneer e Sony tambĂ©m compraram o chip HDMI 2.1 da Panasonic, embora nenhuma das empresas tenha anunciado qualquer amplificador HDMI 2.1 ainda. Yamaha Ă© o Ășnico fabricante a incluir vĂĄrias portas HDMI 2.1 em seus amplificadores, enquanto Denon e Marantz sĂł tinham uma atĂ© agora.

Assim, se vocĂȘ tiver um dispositivo com o chipset afetado, em vez de conectĂĄ-lo ao amplificador, vocĂȘ pode tentar conectĂĄ-lo Ă  televisĂŁo e usar a porta ARC ou eARC para enviar o ĂĄudio ao amplificador por meio de um cabo HDMI que conecta a televisĂŁo e o amplificador. Dessa forma, o ĂĄudio Ă© decodificado pela TV e enviado ao amplificador, onde o usuĂĄrio afirma que a falha nĂŁo ocorreu.

Outra solução Ă© mudar a fonte de vĂ­deo para 4K 60 Hz em vez de 4K 120 Hz, o que muda a porta para usar o padrĂŁo HDMI 2.0 e resolve o problema. O Ășnico problema Ă© que, se o jogo funcionar a 120 Hz, nĂŁo conseguiremos aproveitĂĄ-lo ao mĂĄximo, nem desfrutar de Adaptive Sync ou Variable Refresh Rate.