Por que o Facebook não está lançando o serviço de jogos em nuvem para iOS

Facebook está lançando seu serviço de jogos em nuvem beta para todos, exceto usuários de iOS, em várias partes dos Estados Unidos. O serviço é gratuito para todos e permitirá que os usuários joguem sem sair da plataforma de mídia social.

Como parte do Facebook Gaming , jogos para celular gratuitos, como Asphalt 9: Legends, estarão disponíveis para jogar no site e no aplicativo do Facebook em todas as principais plataformas, exceto iOS. Depois do xCloud e do Stadia , o Facebook se torna a terceira solução de jogos em nuvem a abandonar o iOS devido às políticas da Apple.



Em uma postagem oficial no blog , Jason Rubin do Facebook anunciou que o recurso de jogos em nuvem só chegará para Android e web no momento. O VP do Play revelou que a empresa está pulando o iOS por enquanto por causa das políticas da App Store.

Quanto ao motivo pelo qual o serviço não virá para o navegador Safari da Apple, Rubin aponta que as limitações do navegador são o principal fator por trás disso.

Por que as políticas da Apple têm impedido os fornecedores de jogos em nuvem?

De acordo com o The Verge , a Apple exige que os serviços de jogos em nuvem enviem cada jogo para análise antes de disponibilizá-lo para usuários iOS. Isso não é apenas tedioso, mas também contorna um corte significativo da receita do serviço de nuvem para o fabricante do iPhone.

Curiosamente, esse nível de microgerenciamento não se aplica a outros aplicativos na App Store. Serviços como Netflix, PrimeVideo, Spotify, entre outros, estão isentos de ter que enviar conteúdo individual para revisão, um por um. Portanto, claramente, a Apple está visando seletivamente os aplicativos de jogos em nuvem com esta regra.

Aplicativos de streaming, como Netflix e Prime Video, hospedam uma variedade de conteúdo que não é revisado pela Apple individualmente.

Além disso, outra diretriz torna obrigatório para cada jogo um link para sua página de produto na App Store. Isso significa que apenas os jogos desenvolvidos para iOS apareceriam no serviço de nuvem. Essa regra, em particular, restringe significativamente o escopo de um serviço de jogos em nuvem.

Falando sobre as políticas de jogos em nuvem da Apple, Rubin observou: “Mesmo com a nova política de jogos em nuvem da Apple, não sabemos se o lançamento na App Store é um caminho viável”. No Twitter, ele zombou da empresa com sede em Cupertino por sua postura rígida em relação às políticas.

Apesar de tudo, o Facebook ainda está trabalhando em “opções alternativas” para trazer os jogos em nuvem para o iOS, Rubin confirmou. Portanto, os usuários do iPhone podem ter certeza de que terão acesso ao serviço em algum momento no futuro.