Por que a segurança na nuvem é mais importante do que nunca

 A segurança é um fator fundamental quando falamos em usar dispositivos e sistemas no nosso dia a dia. Mas isso é ainda mais importante se esses computadores estiverem conectados à rede. Hoje, fazer uso da nuvem se tornou muito comum para usuários privados e empresas e organizações. É por isso que podemos dizer que a segurança na nuvem se tornou mais importante do que nunca.

Ficar seguro na nuvem é mais importante

Quando algo se torna muito popular, quando um serviço ou ferramenta tem muitos usuários, os hackers costumam se concentrar nisso. É isso que está acontecendo agora com a nuvem . Como dizemos, tornou-se amplamente utilizado tanto por usuários privados quanto por empresas.

Um exemplo disso que mencionamos é o trabalho remoto . Com o surgimento do teletrabalho, muitos usuários agora têm que usar a nuvem para acessar os serviços da empresa em suas casas, compartilhar documentos com outros trabalhadores ou utilizar recursos online.

Isso é algo que os hackers aproveitam para lançar suas redes. Muitos trabalhadores estão executando suas tarefas remotamente pela primeira vez. Muitos deles não possuem o conhecimento necessário para proteger adequadamente seus computadores e podem cometer erros que expõem sua privacidade e segurança.

São os serviços em nuvem que podem representar uma ameaça, especialmente se não tomarmos as medidas adequadas. Os cibercriminosos podem atacar esses tipos de serviços para roubar informações de uma empresa, acessar os computadores da vítima e, em última análise, colocar a segurança em risco.

A pandemia trouxe mudanças

Tudo o que está relacionado com a pandemia Covid-19 trouxe mudanças importantes na forma como trabalhamos, usamos a rede, as diferentes ferramentas no dia-a-dia, etc. Também colocou em risco a segurança do computador, logicamente.

Tudo isso significa que devemos tomar mais precauções do que nunca ao usar a nuvem . A segurança deve ser melhorada para evitar que os hackers tirem proveito das circunstâncias e ataquem.

É vital que, ao usar a nuvem, tomemos medidas básicas de segurança para proteger nossas contas, sistemas e, em última análise, evitar que os invasores atinjam seus objetivos.

Uma medida fundamental é proteger adequadamente as contas e serviços que utilizamos. Para fazer isso, você deve criar senhas fortes e seguras. Eles devem conter letras (maiúsculas e minúsculas), números e outros símbolos especiais. Tudo isso de forma aleatória e que também não se repete.

Devemos também fazer uso de ferramentas oficiais . Quando usamos programas de terceiros, às vezes podemos ter alguns recursos e funções interessantes, mas isso pode representar um problema para nossa privacidade e segurança.

Claro que devemos ter o equipamento devidamente protegido. É conveniente ter ferramentas de segurança . Um bom antivírus pode ajudar a prevenir a entrada de malware que pode comprometer o uso da nuvem, por exemplo. É algo que devemos aplicar em todos os tipos de sistemas operacionais.

Outra questão essencial para usar a nuvem com segurança é ter tudo atualizado corretamente. Por um lado, vamos aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, mas também corrigir as vulnerabilidades que podem ser exploradas pelos cibercriminosos.

Em última análise, proteger a nuvem é muito importante hoje. Quanto mais algo é usado online, maior pode ser o perigo de ser alvo de hackers. Deixamos um artigo onde explicamos dicas para proteger a segurança na nuvem