HTTP vs IPFS: quais são as principais diferenças

Para navegar na Internet, para além de usufruir dos diversos serviços e plataformas existentes, existem diversos protocolos que facilitam a tarefa. Alguns são essenciais para se conectar, como sabemos. Neste artigo, vamos falar sobre dois protocolos, como IPFS e HTTP, e ver quais são suas principais diferenças.

O que são IPFS e HTTP

Em primeiro lugar, vamos explicar o que é cada um desses protocolos. HTTP é o mais conhecido de todos, mas também temos a opção IPFS que possui algumas diferenças interessantes.

HTTP

Este é o protocolo de transferência de hipertexto . Basicamente, é um protocolo de comunicação que permite a transferência de informações através de HTML, XHML e outros arquivos na Internet.

Este protocolo surgiu em 1989, mas recebeu atualizações ao longo do tempo. Agora estamos na versão HTTP / 3. Em suma, é algo básico para entender a Internet moderna e poder navegar em páginas da web.

IPFS

Um termo diferente é IPFS. As siglas vêm do Sistema de Arquivos Interplanetário . É um projeto que visa fazer um site distribuído que funcione através da rede P2P, ser descentralizado.

Através do IPFS, surgiram diferentes projetos para oferecer serviços semelhantes aos encontrados na web em geral, mas de forma descentralizada. É um protocolo mais recente, pois surgiu em 2015.

Principais diferenças entre IPFS e HTTP

Como podemos ver, são dois protocolos com semelhanças, mas também apresentam múltiplas diferenças. Vamos ver quais são os principais e assim entender melhor como cada um deles funciona.

Diferenças de servidor

Sem dúvida, uma das principais diferenças é a abordagem do servidor . No caso do HTTP é um servidor centralizado, enquanto no protocolo IPFS o seu objetivo é justamente descentralizar os servidores através de redes P2P.

O primeiro precisará configurar um servidor de hospedagem ou pagar por um, enquanto o segundo o upload do conteúdo não requer um servidor de hospedagem, já que cada nó hospeda os dados na rede.

Dados

Também existem diferenças na forma como os dados são solicitados . O IPFS solicita esses dados por meio de um hash criptográfico, enquanto no caso do HTTP é solicitado pelo endereço onde os dados estão hospedados.

Caso o servidor não esteja disponível ou falhe, no caso do HTTP não conseguimos acessar os dados. Por outro lado, com o protocolo IPFS, esses dados são copiados em vários nós e podem ser acessados ​​sempre que necessário.

Largura de banda e uso

largura de banda necessária também é diferente em ambos os casos. Enquanto no protocolo HTTP a largura de banda fornecida é baixa, no caso do IPFS é alta, já que os dados são solicitados ao peer mais próximo que possui a cópia desses dados.

Logicamente, outra diferença importante está no uso de ambos os protocolos. O HTTP é amplamente utilizado, pois é um protocolo com mais de 30 anos e muito difundido. O IPFS é muito mais recente e não é tão popular hoje.

Apoio, suporte

Outro ponto a favor do HTTP é que ele está incluído em praticamente todos os equipamentos de informática. Em vez disso, para executar o IPFS, precisaremos acessá-lo por meio do portal HTTP para IPFS ou configurar manualmente um nó IPFS em um computador.

Este último significa que também existe uma grande diferença na utilização dos dois protocolos . Praticamente todo mundo usa HTTP, enquanto o IPFS tem uma participação de mercado muito baixa no momento.

Resumindo, essas são as principais diferenças que podemos encontrar entre os protocolos HTTP e IPFS. Para muitos, este último protocolo, embora seja muito menos utilizado hoje, pode ser o futuro da rede. No momento, como vimos, o HTTP é o mais usado para navegar na Internet na maioria dos dispositivos.