Hyundai confirma negociações com a Apple Car e, em seguida, volta trás na suposta parceria

Relatos da Apple construindo seu próprio carro elétrico autônomo datam de 2014, quando a Apple estava em uma onda de contratações para sua divisão de automóveis.


Esses rumores morreram, exatamente quando a Apple estava revisando seus planos. 
Em vez de construir seu próprio carro, a Apple parecia mais interessada em desenvolver um sistema de carro autônomo, que vem sendo testado desde então. Mas um relatório de meados de dezembro disse que a Apple está desenvolvendo duas tecnologias-chave que permitiriam o lançamento de um carro da Apple em 2024-2025.

A Apple está trabalhando em uma tecnologia de bateria revolucionária que aumentará a quilometragem dos carros elétricos e está desenvolvendo sua tecnologia de direção autônoma que fornecerá energia ao veículo. O relatório disse que não está claro se a Apple fabricaria o carro sozinha ou se associaria a uma montadora tradicional com uma linha de abastecimento estabelecida.

Em uma rápida reviravolta nos acontecimentos, uma série de relatórios na quinta e na sexta-feira revelou mais detalhes sobre os planos de fabricação de carros da Apple. A Hyundai foi citada como potencial parceira da Apple na empresa, e a gigante coreana confirmou as negociações com a Apple. Mas a Hyundai foi rápida em recuperar sua confirmação.

A Apple tem uma pequena equipe de engenheiros trabalhando em um projeto de carro que pode ficar pronto nos próximos cinco a sete anos. Isso é o que Bloomberg informou na quinta-feira. Os engenheiros estão desenvolvendo sistemas de propulsão, interiores de veículos e projetos externos de carroceria, disse o relatório. A Apple também contratou mais ex-funcionários da Tesla para ajudar no projeto e tem várias vagas de emprego para sua divisão de carros.

“A equipe de hardware menor está trabalhando na dinâmica do veículo, trens de força, mecânica de segurança e tecnologia de bateria”, escreveu Bloomberg. “Também está tentando recriar o interior de um carro para um futuro no qual as pessoas andem passivamente em vez de dirigir.” A divisão de chips da Apple forneceria um processador ARM com grande foco no processamento de aprendizado de máquina para alimentar o sistema de carro autônomo.

Um relatório do Korea Economic Daily da Coréia disse na sexta-feira que a Apple está fazendo parceria com o Hyundai Motor Group para lançar um veículo elétrico autônomo.

O relatório sugeria que as negociações estavam avançadas. As negociações internas foram concluídas e a empresa aguardava a aprovação do presidente. A Hyundai não apenas produzirá os veículos elétricos, mas também desenvolverá as baterias que os alimentarão. O lançamento do Apple Car está previsto para 2027, afirma o relatório.

A Hyundai primeiro confirmou as negociações em um comunicado à CNBC :

Entendemos que a Apple está em discussão com várias montadoras globais, incluindo a Hyundai Motor. Como a discussão está em seu estágio inicial, nada foi decidido.

As ações da Hyundai subiram 19% após o relatório, o maior salto desde 1988, um segundo relatório da Bloomberg explicou na sexta-feira.

Mas a Hyundai teve que revisar a declaração acima duas vezes em questão de minutos. Inicialmente, a Hyundai removeu a referência a outras montadoras do comunicado. Em seguida, removeu a Apple:

Temos recebido pedidos de cooperação potencial de várias empresas em relação ao desenvolvimento de VEs autônomos. Nenhuma decisão foi tomada, pois as discussões ainda estão em estágio inicial.

A pressa da Hyundai em mudar seu comentário é compreensível. A Apple possui uma grande cultura de sigilo, com a empresa procurando evitar vazamentos e falar sobre produtos não oficiais. A Hyundai provavelmente não gostaria de correr o risco de perder o que poderia ser um contrato muito lucrativo com a Apple. A Hyundai já está comprometida em investir US $ 55 bilhões nos próximos cinco anos em novas tecnologias, incluindo carros elétricos, autônomos e voadores.