Prejuízo: Twitter perde US $ 3,2 bilhões no valor das ações após a proibição de Donald Trump

O Twitter perdeu muito valor de mercado após sua decisão de banir permanentemente a conta de Donald Trump.

O aplicativo de mídia social tomou a difícil medida na sexta-feira à noite, horário local, para suspender o perfil do presidente dos EUA por temor de que ele continuaria a incitar a violência na América. O Facebook também baniu Trump até depois da posse de Joe Biden e avisou que a mudança poderia se tornar permanente.

De acordo com a Sky News Australia , as ações do Twitter despencaram espantosos 10 por cento nas negociações pré-mercado na segunda-feira (11 de janeiro), o que equivale a cerca de AUD $ 3,2 bilhões. ABC disse que as ações do Twitter recuperaram algumas perdas durante a noite.

O Facebook também foi afetado, com as ações caindo 4% e o Google perdendo 2% em valor.

A queda na capitalização de mercado do Facebook é estimada em AUD $ 43,6 bilhões, de acordo com o Business Insider .

Crédito: PA
Crédito: PA

A medida para banir o presidente preocupou os investidores que pensavam que o Twitter seria mais regulamentado no futuro, o que poderia alienar os usuários e fazê-los pular para outros aplicativos.

Michael Hewson, analista-chefe da CMC Markets UK, disse: "Essas medidas, quer você as considere justificadas ou não, podem fazer com que percam mais usuários se forem vistos como árbitros do que é considerado politicamente correto ou aceitável."

Muitos questionaram se as empresas de mídia social precisam reavaliar como permitiram que seus usuários postassem depois que os distúrbios no Capitólio foram amplamente organizados e alimentados online.

O Twitter respondeu às preocupações e disse: "Após uma análise atenta dos tweets recentes da conta @realDonaldTrump e do contexto em torno deles, suspendemos permanentemente a conta devido ao risco de mais incitação à violência.

"No contexto de eventos horríveis nesta semana, deixamos claro na quarta-feira que violações adicionais das Regras do Twitter potencialmente resultariam neste mesmo curso de ação.

"Nossa estrutura de interesse público existe para permitir que o público ouça diretamente as autoridades eleitas e os líderes mundiais. É construída com base no princípio de que as pessoas têm o direito de ter o poder de prestar contas abertamente.

"No entanto, há anos deixamos claro que essas contas não estão acima de nossas regras e não podem usar o Twitter para incitar a violência. Continuaremos a ser transparentes em relação às nossas políticas e sua aplicação."