Ministra da Saúde que bebeu 'Poção de Feiticeiro' testou positivo para Covid-19

Uma ministra da saúde que bebeu uma 'poção de feiticeiro' testou positivo para Covid-19.

Pavithra Wanniarachchi, do Sri Lanka , afirmava que a bebida à base de ervas, feita apenas de mel e noz-moscada, a protegeria da doença mortal.

No entanto, ela agora recebeu algumas críticas depois que foi revelado que ela contraiu a doença mortal - a autoridade mais graduada do país a fazê-lo.



De acordo com as autoridades do Sri Lanka, a Sra. Wanniarachchi e aqueles com quem ela esteve em contato foram informados para se isolarem.

Autoridades de saúde disseram que não há base científica para alegar que a bebida poderia proteger alguém do vírus.

No entanto, relatos afirmam que milhares de pessoas na aldeia de Bandara, perto da capital do país, Colombo, fizeram fila por horas no mês passado para colocar as mãos na 'poção' depois de ver que a Sra. Wanniarachchi e outros ministros a haviam tomado.

Pavithra Wanniarachchi testou positivo para Covid.  Crédito: PA
Pavithra Wanniarachchi testou positivo para Covid. Crédito: PA

A pessoa por trás da bebida alegou que eles receberam a receita da deusa hindu de Kali depois que ela apareceu para eles em um sonho.

Na sexta-feira (22 de janeiro), o Sri Lanka autorizou o uso da vacina Oxford / AstraZeneca.

O presidente Gotabaya Rajapaksa disse que os profissionais de saúde da linha de frente, o exército, a polícia e os idosos mais vulneráveis ​​seriam os primeiros a receber a vacina.

Falando sobre a terrível situação no país, com casos em ascensão, a Dra. Haritha Aluthge, da Associação de Oficiais Médicos do Governo, disse que era vital que a vacina fosse lançada o mais rápido possível.

Ela disse: "Centenas de profissionais de saúde são testados em vários hospitais. Quando você tem um caso positivo, cerca de 10 profissionais de saúde precisam ser colocados em quarentena. O sistema está entrando em colapso dia a dia.

“As vacinas precisam ser administradas rapidamente para manter a moral dos profissionais de saúde alta e precisamos que os profissionais de saúde tratem os pacientes”.

O Sri Lanka registrou 56.863 casos de coronavírus, com 278 pessoas mortas.

Segundo relatos, o Sri Lanka está vendo cerca de 500 novos casos da doença todos os dias.

Um importante cientista afirmou recentemente que a pandemia de Covid poderia ter sido evitada se a China tivesse alertado o mundo antes .

As afirmações foram feitas no documentário sobre coronavírus, Outbreak: The Virus That Shook the World , que foi ao ar na ITV em 19 de janeiro.

O especialista em doenças infecciosas, Dr. Yi-Chun Lo, vice-diretor-geral dos Centros de Controle de Doenças em Taiwan, disse: "O gerenciamento precoce do surto foi apenas uma bagunça, um fracasso.

"Acho que a pandemia poderia ter sido evitada no início se a China fosse transparente sobre o surto e fosse rápida em fornecer as informações necessárias ao mundo."