O ano de 2021 acaba de começar e com ele encontramos um ano cheio de esperanças, e no qual veremos muitas mudanças na indĂşstria de tecnologia . Pelas Ăşltimas notĂcias que vimos em 2020, podemos ter uma ideia de quais serĂŁo algumas das coisas que veremos no prĂłximo ano , e algumas delas começarĂŁo a ser vistas em menos de duas semanas.
Nova Smart TV da Samsung, QNED da LG e OLED transparente
2021 verá a chegada dos painéis Mini LED ao mercado de massa graças à Samsung, onde haverá televisores com tecnologia QLED e milhares de zonas de escurecimento independentes, que irão melhorar substancialmente o brilho e a qualidade de imagem dos televisores. A empresa já registou os nomes QLED Neo, QLED Platinum, QLED + e QLED Z. Veremos do que se trata na CES em 2021, mas tudo indica que estes modelos vão aumentar as zonas de iluminação independentes.
A LG também revelou o que está preparando para suas novas Smart TVs. Primeiro, eles mostrarão uma TV OLED de 55 polegadas com 40% de transparência. Em segundo lugar, veremos seus novos QNEDs de 2021. Essas televisões apresentarão até 30.000 zonas de iluminação LED independentes, com um brilho máximo espetacular e um contraste de 1.000.000: 1. OQ se refere ao uso do Quantum Dot, enquanto o N se refere ao uso da tecnologia NanoCell da empresa.
O que fica claro é que 2021 será o ano da chegada do Mini LED às massas como uma evolução natural da tecnologia LCD para compensar suas limitações técnicas em relação ao OLED, e sem sacrificar a qualidade. Teremos que esperar mais tempo para que o microLED se padronize.
Mais processadores 5nm
A Apple foi a primeira a lançar no mercado processadores 5nm com o A14 Bionic e o M1 para laptops e computadores compactos. A Qualcomm seguiu com o Snapdragon 888, mas esses não devem ser os únicos processadores de 5 nm a chegar ao longo do ano. A Huawei lançará seu Kirin 1020, e espera-se que a AMD caia para 5nm em processadores e placas gráficas também em 2021.
5G real
As operadoras espanholas estão implantando 5G NSA na Espanha tanto com a instalação de novas antenas quanto usando parte do espectro 3G e 4G atualmente graças ao DSS. Algumas cidades já possuem 5G a 3,6 GHz, e em 2021 as primeiras antenas com 700 MHz começarão a operar, oferecendo maior cobertura. Os primeiros também devem começar a operar a 26 GHz quando a banda for licenciada no segundo semestre. O leilão de 700 MHz está agendado para março.
Câmeras sob a tela
Alguns celulares estĂŁo começando a tentar incorporar a câmera sob a tela . A maioria deixou de usar o notch e agora tem simplesmente a câmera como um orifĂcio na tela, o que nĂŁo incomoda muito na hora de usar o celular; especialmente se estiver ao lado. PorĂ©m, a indĂşstria já está tentando incorporá-lo sob a tela, embora as primeiras tentativas deixem muito a desejar, como a ZTE Axon 20 5G, onde a câmera tem pior qualidade, embora usando o celular sua presença dificilmente seja perceptĂvel com a tela ligadas.
A Apple poderia remover o entalhe no iPhone
Isso nos leva ao fato de que praticamente nenhum fabricante usa mais o entalhe , uma vez que os sensores de proximidade, brilho ou alto-falante já estĂŁo incluĂdos na barra superior do celular. O Ăşnico obstáculo Ă© a câmera frontal, onde cada fabricante decide onde colocá-la melhor. De acordo com rumores e vazamentos, a Apple iria torná-lo menor ou removĂŞ-lo completamente dos celulares, incluindo tudo em uma pequena faixa na parte superior.
Aposta da Apple no ARM
A Apple apresentou em 2020 os primeiros computadores com seu processador M1 , incluĂdos nos novos MacBook Air, MacBook Pro e Mac Mini. Em 2021, os processadores Apple com arquitetura ARM chegarĂŁo a computadores mais sĂ©rios, como o iMac e o Mac Pro. Veremos o que a empresa Ă© capaz de fazer com esses chips, onde os novos desktops poderiam ser muito mais potentes que os atuais com processador da Intel. No momento, eles estĂŁo trabalhando em chips de 16 nĂşcleos de alto desempenho e podem chegar a 32 nĂşcleos.
Isso, junto com o domĂnio da AMD nas vendas de processadores, fará com que a Intel continue a perder participação de mercado em 2021.
Maior competição em streaming
A pandemia mudou completamente a maneira como vemos as plataformas de streaming . O cinema foi duramente atingido pelos fechamentos e o público caiu vertiginosamente. Por isso, a indústria cinematográfica vem firmando cada vez mais acordos para fazer estréias e lançamentos diretamente nas plataformas de streaming, algumas até em simultâneo com o cinema.
Uma das apostas mais interessantes está nas mãos da HBO Max, que no segundo semestre de 2021 substituirá a HBO Espanha. Esta plataforma irá receber simultaneamente todas as estreias de filmes da Warner Bros. e New Line Cinema com filmes como Matrix 4, Space Jam 2, Suicide Squad 2, Dune, Mortal Kombat, The Conjuring 3, etc.
Assim, HBO Max vai competir com Disney e Netflix com estreias simultâneas e diretas para os usuários, trazendo a competição dos cinemas às casas dos usuários com ótimos filmes.
As vendas online continuarĂŁo a crescer
Ă€ medida que diminui o nĂşmero de lojas fĂsicas abertas, o comĂ©rcio online continua a vender cada vez mais na Internet. Em 2021 nĂŁo será uma exceção, pois estaremos atĂ© condenados a um novo confinamento, apesar da chegada da vacina. A Amazon dobrou seu valor na bolsa de valores em comparação com as mĂnimas do ano.