Renderman: o programa gratuito com o qual a Pixar faz seus filmes - Download

 

Foi em 1974 quando os muito jovens Edwin Catmull e Alvy Ray fundaram um pequeno estúdio de computação gráfica em Nova York com o qual produziram um filme experimental chamado "The Works", embora seu objetivo fosse claro: criar o primeiro longa-metragem criado inteiramente por computador.

Alguns anos depois, o aclamado diretor George Lucas  conheceu Alvy Ray e ofereceu-lhe um emprego em sua produtora , Lucas Filmes, onde fundaram uma divisão chamada “The Graphics Group”, dedicada ao desenvolvimento de tecnologia para efeitos especiais de Star movies. Guerras.

Depois de anos trabalhando na melhor tecnologia para produzir computação gráfica, acabaram desenvolvendo o software de renderização "Renderman" com o qual foram desenvolvidos alguns dos mais falados filmes de animação da história do cinema e os primeiros da história criados inteiramente em computador. : História de brinquedos.

Em 1986, Catmull e Ray fundaram a empresa Pixar enquanto buscavam financiamento para continuar o projeto. Steve Jobs acabou comprando e investindo na empresa para que ela tivesse capital para desenvolver seus próprios projetos sem depender de terceiros. Jobs atuou como uma ponte entre a Pixar e os Walt Disney Studios para que a grande produtora de filmes se interessasse por eles e finalmente em 1995 "Toy Story" foi lançado em conjunto nos cinemas de todo o mundo.

O que é Renderman?

Pixar RenderMan é um motor de renderização como Vray, Brazil ou Lightscape com o qual grandes filmes conhecidos por todos foram criados como "Toy Story", "Coco" ou "Os Incríveis".

Em 2001, a Pixar ganhou um Oscar de Mérito Técnico usando este programa. Desde 2015 a Pixar lançou este software para que qualquer usuário pudesse usá-lo, mas sim, ele não pode ser usado para projetos comerciais. Isso significa que qualquer pessoa pode baixar, instalar e usar este programa para seu uso pessoal e diversão e também para pesquisa e desenvolvimento de ferramentas ou educação. Na verdade, Renderman é usado e ensinado em muitas escolas de design hoje.

Pixar RenderMan é atualizado com freqüência, embora às vezes essas atualizações sejam menores. A última grande atualização do programa é o 23, que agora está disponível para download para todos. Esta versão oferece suporte para Windows 8.1 e superior de 64 bits, MacOS 10.13 e superior e CentOS / RHEL 7.2 Linux e sistemas operacionais superiores.

As integrações de plug-ins são compatíveis com 3DMaya 2018.3 e superior, Katana 3.0 e superior e Houdini 17.0 e software de desenvolvimento gráfico superior. De acordo com a configuração do nosso equipamento, o programa terá um peso entre 500 MB e 1 GB.

A versão não comercial do software geralmente é atualizada junto com a versão comercial sem marcas d'água ou limitações, embora expire a cada 120 dias.

Posso usar o Renderman sem conhecimento prévio?

Lamentamos informar que não, este tipo de ferramenta profissional muito específica requer treinamento prévio para poder utilizá-la. No entanto, se você está interessado em aprender, a Pixar oferece muitos tutoriais explicativos que o ensinam passo a passo como dominar seu software.

Por exemplo, eles têm este vídeo com o qual explicam como começar do zero completamente , mesmo que você não tenha ideia de como funciona. No vídeo eles explicam quais são os primeiros passos a seguir sem enlouquecer, pois como apontam em alguns fóruns de especialistas na área, é um programa que não é muito intuitivo. O vídeo mostra passo a passo como criar uma cena base, adicionar sombreadores, luzes e quais são os pontos-chave de sua interface. Além disso, explica como você pode verificar seus resultados com uma visualização.

Se quisermos usar o Renderman para projetos comerciais e esquecer a versão gratuita, o preço da licença é de 595 dólares e sua manutenção anual é de 250 dólares.