Ataques DDoS visam provedores de serviços, ficar sem internet será corriqueiro

Existem muitos ataques que podemos sofrer ao navegar na Internet. Muitos tipos de ameaças que de uma forma ou de outra podem danificar nossos sistemas. Neste artigo, repetimos como os ataques DDoS têm como alvo cada vez mais os provedores de serviço, entre os quais podemos destacar as operadoras de telecomunicações. Este é um problema que pode até levar à perda de conexão com a Internet para muitos clientes.

Ataques DDoS visam provedores de serviços

Como sabemos, os ataques DDoS têm como objetivo causar negação de serviços. Por exemplo, um ataque direcionado a uma página da web pode parar de funcionar e ficar indisponível para os visitantes durante o ataque. Um grande problema que pode afetar uma ampla variedade de organizações.

Agora, de acordo com um Relatório Global de Ameaças de DNS do IDC 2020 da EfficientIP , os ataques DDoS estão aumentando, especialmente nos setores de telecomunicações e mídia. Eles estão muito acima de outros setores.

Além de ter um grande aumento nos ataques DDoS, os provedores de serviços de telecomunicações também viram os ataques custar mais caro . 8% de todos os fornecedores que experimentaram esses tipos de problemas indicaram que haviam excedido US $ 5 milhões em perdas.

Esses ataques podem deixar os servidores dos provedores sem serviço, afetar as diferentes ferramentas que eles possuem na nuvem e, em última instância, toda a operação. Isso pode prejudicar o uso que os usuários têm desses serviços.

Os especialistas em segurança de computadores indicam que esse tipo de problema pode danificar seriamente a imagem e a marca de um serviço na Internet. Digamos que um ataque DDoS deixe os usuários incapazes de acessar o conteúdo pelo qual pagaram, como plataformas de streaming de vídeo ou pagar para assistir a eventos esportivos. Isso logicamente deixa a empresa em um lugar ruim.

Indicam também que, com a chegada do 5G no horizonte, os provedores desse tipo de serviço devem priorizar a segurança do DNS e não correr riscos que possam representar um problema para os usuários e a forma como recebem os serviços.

Ataques DDoS em alta

A importância de proteger os computadores na rede

Mas ataques desse tipo não afetam apenas grandes corporações, mas podem colocar em risco a segurança dos usuários domésticos . São muitos os ataques que existem na rede e que podem prejudicar o bom funcionamento do equipamento. Estamos falando de ataques de ransomware, roubo de senhas por meio de Phishing, entrada de malware ...

O que podemos fazer para nos proteger? Algo fundamental é manter o equipamento atualizado corretamente . Isso evita que hackers em potencial explorem vulnerabilidades existentes. É essencial que tenhamos os patches mais recentes instalados para evitar esses problemas de segurança. Já vimos a importância de manter os equipamentos atualizados .

Também é muito importante ter ferramentas de segurança . Um bom antivírus pode nos livrar da entrada de malware que compromete o serviço.

Mas sem dúvida o mais importante é o bom senso. Podemos cometer muitos erros, como baixar um anexo malicioso que chega até nós por e-mail ou clicar em um link não seguro.